Mar 23 2022 0 POR FAVOR, RESPONDA ÀS SEGUINTES QUESTÕESSECÇÃO I – SUSTENTABILIDADE None A. O MUNICÍPIO COMO CIDADE INTELIGENTE - ATÉ MARÇO DE 2022: AUTOAVALIAÇÃO None Numa escala de 1 a 5 – onde 1 representa “discordo totalmente” e 5 representa “concordo totalmente” – indique o seu grau de concordância com as seguintes afirmações: None 1. O Município apresenta-se como uma smart city, do ponto de vista da promoção de políticas de sustentabilidade (sustaintability)? 1 2 3 4 5 None 2. O Município apresenta-se como uma smart city, do ponto de vista da implementação de medidas que promovem o nível de qualidade de vida dos seus cidadãos (livability)? 1 2 3 4 5 None 3. O Município apresenta-se como uma smart city, do ponto de vista da implementação de políticas que promovem o desenvolvimento da capacidade laboral dos cidadãos, musculando a produtividade local? (workability)? 1 2 3 4 5 None 4. O Município apresenta-se como uma digital city, do ponto de vista da intensidade implementada de ICT? 1 2 3 4 5 None 5. O Município apresenta-se como uma digital city, do ponto de vista do e.government? 1 2 3 4 5 None 6. O Município apresenta-se como uma smart city, do ponto de vista da e.governance? 1 2 3 4 5 None B. PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE PREMIADAS None 7. O Município já foi premiado por práticas de sustentabilidade? None a) A nível nacional Sim Não None b) A nível europeu Sim Não None c) A nível internacional Sim Não None C. POLÍTICAS DE SUSTENTABILIDADE None 8. O Município possui iniciativas de promoção de economia circular? Sim Não None 9. O Município desenvolve políticas e adota práticas que traduzam uma ponderação de decisões quanto a impactos climáticos? Sim Não None 10. O Município promove estratégias locais de redução de emissão de CO2? Sim Não 11. O Município desenvolve políticas e adota práticas que visem a melhoria da qualidade ambiental, promovendo designadamente a utilização sustentável e eficiente de recursos naturais? Sim Não None 12. O Município desenvolve e/ou promove iniciativas de economia colaborativa? Sim Não None 13. O Município promove políticas de proteção de minorias e grupos vulneráveis voltadas para: None a) Grupos economicamente vulneráveis? Sim Não None b) Minorias Étnicas, culturais e linguísticas? Sim Não None c) Idosos? Sim Não None d) Imigrantes? Sim Não None 14. O Município desenvolve iniciativas de promoção e uso de espaços verdes? Sim Não None Em caso positivo, em quais áreas? Desporto Cultura e Lazer Outros 15. O Município dispõe de espaços verdes adequados, tendo em conta a dimensão do seu território? Sim Não None 16. Os espaços verdes da cidade possuem equipamentos desportivos? Sim Não None 16. O Município disponibiliza hortas urbanas comunitárias biológicas? Sim Não None a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, as mesmas são devidamente aproveitadas? Sim Não None 17. O Município desenvolve políticas que refletem a preocupação pela acessibilidade física aos serviços locais? Sim Não None Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) A preocupação diz respeito à rapidez? Sim Não None b) A preocupação diz respeito à eficiência no acesso? Sim Não None 18. O Município desenvolve e implementa políticas energéticas, nomeadamente, nos domínios da: None Produção de energia? Consumo de energia? Outros? 19. O Município desenvolve políticas de valorização de energias limpas e renováveis? Sim Não None D. ADOÇÃO DE POLÍTICAS DE SUSTENTABILIDADE E TRANSFORMAÇÃO URBANA None 20. O Município desenvolve iniciativas destinadas a promover a mobilidade verde, nomeadamente, através da disponibilização de meios de transporte para partilha comunitária? Sim Não None a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, quais os meios oferecidos através dessas iniciativas? Bicicletas Trotinetas elétricas Outros 21. Há políticas de apoio direto à aquisição de meios de mobilidade verde? Sim Não None 22. O Município desenvolve iniciativas no domínio da mobilidade-transportes? Sim Não None a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, em que domínios? None Transportes públicos coletivos Percentagem de implementação na circunscrição de todo o território do Município Percentagem de implementação no território da sede do concelho Ciclovias Percentagem de implementação na circunscrição de todo o território do Município Percentagem de implementação no território da sede do concelho Espaço pedonal Percentagem de implementação na circunscrição de todo o território do Município Percentagem de implementação no território da sede do concelho 23. O Município desenvolve iniciativas no domínio do estacionamento? Sim Não None 24. A autarquia desenvolve iniciativas relativas à promoção de energias limpas? Sim Não None 25. O Município desenvolve iniciativas de sustentabilidade relativas aos edifícios em conformidade com os princípios da construção verde/sustentável, nomeadamente, do ponto de vista da: None a) Redução do consumo de recursos? Sim Não None b) Reutilização e/ou reciclagem? Sim Não None c) Absorção/redução de CO2? Sim Não None d) Renovação? Sim Não None e) Pureza na composição? Sim Não None f) Baixa energia incorporada? Sim Não None g) Origem local? Sim Não None h) Durabilidade e/ou de baixa manutenção? Sim Não None i) Inocuidade à saúde humana? Sim Não None j) Certificação acreditada? Sim Não None 27. O Município promove iniciativas de sustentabilidade relativas à iluminação pública e à conceção de um sistema ótico, considerando: None a) A eficiência energética? Sim Não None b) O uso de materiais de longa duração? Sim Não None c) O uso de materiais reciclados? Sim Não None d) O uso se materiais com baixa emissão de gases tóxicos? Sim Não None e) O aproveitamento e a valorização da luz natural? Sim Não None f) A renovação? Sim Não None g) Outros aspetos? Sim Não None 28. O Município promove iniciativas de sustentabilidade relativas à gestão de água, considerando: None a) A reutilização de águas? Sim Não None b) A redução de perdas de águas? Sim Não None c) A monitorização hídrica (quantitativa e qualitativa) ? Sim Não None d) A promoção da eficiência hídrica? Sim Não None e) A promoção de formas inovadoras e participativas de gestão das águas? Sim Não None f) Outros aspetos? Sim Não None 29. O Município desenvolve iniciativas de sustentabilidade relativas a lixos e resíduos, considerando: None a) A redução de lixos e resíduos? Sim Não None b) A reciclagem de lixos e resíduos? Sim Não None c) A reutilização de lixos e resíduos? Sim Não None d) Outros aspetos? Sim Não None E. SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO: ESTRUTURAS None 30. O Município promove a implementação de iniciativas de sustentabilidade com inovação. Do ponto de vista das estruturas, apresenta experiências piloto (hubs): None a) Distritos de inovação (Innovation Districts)? Sim Não None b) Laboratórios vivos (Living Labs)? Sim Não None c) Em coinovação? Sim Não None 31. As experiências de inovação existentes são desenvolvidas em rede? Sim Não None 32. As experiências de inovação são desenvolvidas em parceria com: None Universidades: Centros de Investigação: Público-Privada? SECÇÃO II – TIC, SUSTENTABILIDADE E RESILIÊNCIA None F. IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS INTELIGENTES None 33. O Município dispõe de sistemas inteligentes no domínio da segurança? Sim Não None 34. O Município dispõe de sistemas inteligentes no domínio da proteção e socorro? Sim Não None a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, em que áreas? Pessoas Pessoas e coisas Incêndios urbanos Incêndios rurais Acidentes Outra(s) 35. O Município dispõe de sistemas inteligentes no domínio da mobilidade e trânsito? Sim Não None Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) tais sistemas permitem monitorizar, em tempo real: Condições de trânsito Estacionamento público Cargas e descargas Lugares disponíveis de estacionamento pago Estacionamento indevido Circuito de transportes públicos Outras ocorrências b) esses sistemas fazem uso de tecnologias de IA? Sim Não None 36. O Município dispõe de sistemas eletrónicos de pagamentos para a aquisição de bens e serviços? Sim Não None a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, em que áreas? None Estacionamento Transportes públicos Outra(s) 37. O Município dispõe de sistemas inteligentes no domínio da iluminação pública? Sim Não None Percentagem de implementação: 38. O Município dispõe de sistemas inteligentes no domínio de gestão e monitorização de água? Sim Não None a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, esses sistemas fazem uso de tecnologias de IA? Sim Não None 39. O Município dispõe de sistemas inteligentes no domínio da recolha e gestão de resíduos? Sim Não None 40. O Município dispõe de sistemas inteligentes com vista à monitorização da qualidade do ar? Sim Não None 41. O Município dispõe de sistemas inteligentes nos domínios do Turismo e Cultura? Sim Não None 42. O Município recorre a dispositivos de IOT (Internet of Things) para o desempenho das suas atribuições, nomeadamente: Sensores Câmaras Drones Outros dispositivos SECÇÃO III – GOVERNAÇÃO LOCAL E E-GOVERNMENT None G. ESTRUTURA DE GOVERNO LOCAL E ORGANOGRAMA ESPECÍFICO None 43. A estrutura do governo local espelha as prioridades atinentes à política de promoção da cidade inteligente? Sim Não None 44. No que concerne à Câmara Municipal: None a) A Presidência concentra as competências para a implementação da cidade inteligente? Sim Não None b) Há distribuição de competências por pelouros? Sim Não None c) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, quais as Competência(s) que se encontram delegadas? E em que pelouros?45. Quanto aos serviços municipais: None a) Existe uma estrutura criada para a implementação das cidades inteligentes? Sim Não None b) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, qual a sua tipologia? Departamento Divisão Outra unidade orgânica 46. A estrutura do governo local espelha as prioridades atinentes à implementação da transição digital? Sim Não None 47. Quanto à Câmara Municipal: None a) A Presidência concentra as competências no domínio da transição digital? Sim Não None b) Há distribuição de competências por pelouros? Sim Não None c) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, quais as Competência(s) que se encontram delegadas? E em que pelouros?48. Quanto aos serviços municipais: None a) Existe uma estrutura criada para operacionalizar a transição digital? Sim Não None b) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, qual a sua tipologia? None Departamento Divisão Outra unidade orgânica H. FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CIDADES INTELIGENTES None 49. Há programa(s) de formação e capacitação dos titulares dos órgãos locais para implementação da cidade inteligente? Sim Não None 50. Há programa(s) de formação e capacitação de dirigentes para implementação da cidade inteligente? Sim Não None 51. Há programa(s) de formação e capacitação dos trabalhadores para implementação da cidade inteligente? Sim Não None I. FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA TRANSIÇÃO DIGITAL None 52. O Município dispõe de programas de formação e capacitação dos titulares dos respetivos órgãos no domínio da transição digital? Sim Não None 53. O Município dispõe de programas de formação e capacitação dos respetivos dirigentes no domínio da transição digital? Sim Não None 54. O Município dispõe de programas de formação e capacitação dos respetivos trabalhadores no domínio da transição digital? Sim Não None J. INFRAESTRUTURA DE TIC E ADMINISTRAÇÃO LOCAL AUTÁRQUICA None 55. Qual o número aproximado de computadores em funcionamento nos serviços do Município? 56. Qual o número aproximado de computadores com acesso à internet disponíveis nos serviços do Município? 57. Qual o tipo de conexão à internet utilizada pelo Município? ADSL Fibra ótica Cabo Satélite Dial Modem Wireless Outra 58. Quais os meios de comunicação utilizados pelo Município, para efeitos de comunicação interna entre os seus diferentes órgãos e serviços? None Meios não digitais Correio FAX Pessoal Telefone Outro(s) Meios digitais E-mail Internet Intranet Plataformas digitais Outra(s) 59. Quais os meios de comunicação utilizados pelo Município, para efeitos de tramitação interna de documentos? None Meios não digitais Correio FAX Malote Poessoal Outro(s) Meios digitais E-mail Internet Intranet Plataformas digitais Outra(s) 60. Quais os meios de comunicação utilizados pelo Município, para efeitos de comunicação com serviços municipalizados e empresas locais? None Meios não digitais Correio FAX Pessoal Telefone Outro(s) Meios digitais E-mail Internet Intranet Plataformas digitais Outra(s) 61. Quais os meios de comunicação utilizados pelo Município, para efeitos de comunicação com outras entidades da Administração Pública, nomeadamente: None a) FreguesiasMeios não digitais Correio interno FAX Pessoal Telefone Outro(s) Meios digitais E-mail Internet Intranet Plataformas digitais Outro(s) b) Entidades supramunicipaisMeios não digitais Correio interno FAX Pessoal Telefone Outro(s) Meios digitaisMeios digitais E-mail Internet Intranet Plataformas digitais Outro(s) c) Órgãos do Estado Meios não digitais Correio interno FAX Pessoal Telefone Outro(s) Meios digitais E-mail Internet Intranet Plataformas digitais Outro(s) d) CCDR-N Meios não digitais Correio interno FAX Pessoal Telefone Outro(s) Meios digitais E-mail Internet Intranet Plataformas digitais Outro(s) e) Outros atores relevantesMeios não digitais Correio Interno FAX Pessoal Telefone Outro(s) Meios digitais E-mail Internet Intranet Plataformas digitais Outro(s) M. FUNCIONAMENTO TELEMÁTICO DOS ÓRGÃOS E TELETRABALHO None 62. Os órgãos do Município reúnem e deliberam através de meios telemáticos? Sim Não None Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) De que forma? Regime exclusivamente telemático Regime híbrido None b) Qual a percentagem de reuniões realizadas através destes meios nos últimos 24 meses? 63. Os trabalhadores do Município desenvolvem a sua atividade em regime de teletrabalho? Sim Não None Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) De que forma? Regime total Regime híbrido b) Qual a percentagem de trabalhadores que desenvolveram a sua atividade em regime de teletrabalho nos últimos 24 meses? c) Qual a percentagem de trabalhadores que desenvolvem a sua atividade em regime de teletrabalho no presente momento? N. E.SERVIÇOS E COMUNICAÇÃO EXTERNA None 64. Quais os meios de comunicação utilizados pelo Município, para efeitos de comunicação com o público em geral? Meios não digitais Correio interno FAX Pessoal/individual Telefone Media Telefone modelo call center Balcão Quiosque Sala aberta Centro de informação Outro(s) Meios digitais E-mail Internet Media Plataformas digitais Outro(s) 65. Quais os idiomas disponibilizados pelo Município, para efeitos de comunicação com o público em geral? Português Inglês Francês Outro(s) SECÇÃO IV – GOVERNAÇÃO LOCAL E E-GOVERNANCE None O. SÍTIO NA INTERNET None 66. O Município dispõe de um sítio na Internet? Sim Não None Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) De que tipo? Informativo Interativo Ambos Generalista Específico Outro(s) b) Disponível em que idiomas? Português Inglês Francês Outro(s) P. E-PROCEDIMENTALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA LOCAL None 67. O Município dispõe de plataformas digitais interativas próprias, que ofereçam serviços online? Sim Não None Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) Tais plataformas encontram-se disponíveis e adaptadas para dispositivos móveis (v.g., através de aplicações móveis)? Sim Não None b) A utilização dessas plataformas depende da utilização de formulários normalizados? Sim Não None c) Em caso de resposta afirmativa à última alínea, quais os formatos em que podem ser carregados esses formulários? DOC PDF EPS JPEG PNG PSD,CDR e AI PPT TXT Outro(s) 68. O Município dispõe de uma plataforma digital única com multifuncionalidades? Sim Não None Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) Quais são os domínios específicos abrangidos pela plataforma? Urbanismo Cultura Mobilidade Ocorrências em geral Trânsito Turismo Comércio local Outro(s) b) Quais os idiomas em que a mesma é disponibilizada? Português Inglês Francês Outro(s) 69. O Município dispõe de plataformas específicas? Sim Não None Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) Quais são os domínios específicos abrangidos por cada plataforma? Urbanismo Cultura Mobilidade Ocorrências em geral Trânsito Turismo Comércio local Outro(s) b) Quais os idiomas em que as mesmas são disponibilizadas? Português Inglês Francês Outro(s) 70. Criação e desenvolvimento da plataforma:a) A plataforma foi criada e desenvolvida pelo próprio Município? Sim Não None b) A plataforma foi desenvolvida por terceiros? Sim Não None c) A plataforma foi criada com o envolvimento de startups? Sim Não None d) A plataforma foi criada por empresas de comunicação Sim Não None As empresas de comunicação envolvidas são: de âmbito local de âmbito nacional multinacional Outra None 71. O Município encontra-se presente nas redes sociais? Se sim, em quais? Facebook Instagram Twitter YouTube TikTok Outra(s) Q. PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS DIGITALIZADOS LOCAIS EM OUTRAS PLATAFORMAS PÚBLICAS None 72. Os serviços do Município fazem uso de procedimentos digitalizados em plataformas oferecidas por outras entidades públicas? Sim Não None a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, em que domínios? Contratação pública Urbanismo Sancionatório Social Outro(s) R. SÍTIO NA INTERNET ADAPTADO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS OU DESENHADOS EM VERSÃO MOBILE None 73. O sítio na internet do Município dispõe de uma versão adaptada para smartphones e outros dispositivos móveis? Sim Não None a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, quais as funcionalidades disponibilizadas pelo mesmo? Obtenção de informações Acesso a serviços locais Obtenção de autorizações e licenças Obtenção de outras decisões Realização de pagamentos Submissão de pedidos em geral Submissão de documentos Comunicação de informações Outra(s) S. TRAMITAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARCIALMENTE DESMATERIALIZADOS None 74. Nos serviços locais procede-se à tramitação de procedimentos de forma parcialmente desmaterializada? Sim Não None a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, através de que combinação? E-mail e meios não digitais Plataforma digital e meios não digitais Outras combinações T. PROCEDIMENTOS DIGITALIZADOS DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL COM INTERAÇÃO None 75. Quais dos seguintes procedimentos digitalizados do Município são disponibilizados de modo interativo? Submisão de requerimentos Submissão de pedidos ou reclamações Submissão de documentos Acesso a informações Acesso a documentos e arquivos Emissão de certidões Emissão de declarações Outro(s) 76. Os procedimentos digitalizados do Município dependem da submissão de formulários normalizados online? Sim Não None None SECÇÃO V – GOVERNAÇÃO INTELIGENTE None U. MODELO DIKW (DATA-INFORMATION-KNOWLEDGE-WISDOM) None 77. A tomada de decisões pelo Município assenta no modelo DIKW? Sim Não None Especifique a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, em alguns dos patamares, data, information, knowledge and wisdom, existe aplicação de tecnologias de IA? Sim Não None 78. Existe um back end data base system, com repositorium e centralização de data (big data local)? Sim Não None Especifique 79. O acesso a big data local se restrito o é: ao executivo camarário Presidente Vereador(es) dirigente máximo dos serviços afetos trabalhadores outros O acesso a big data local é aberto? Sim Não None 80. O Município dispõe de um data governance board (sala de controle)? Sim Não None Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) Qual a sua configuração?Número de agentes 1-5 mais de 5 None Perfil dos agentes Sala multidisciplinar Informáticos Juristas sem perfil Agentes com poderes de decisão Agentes com tarefas executivas Estrutura material e meios disponíveis Computadores Smartphones Écrans Outro(s) Natureza e funcionalidade Registo e arquivo de informação Registo e análise de informação Atualidade da informação Informação atualizada: em tempo real diariamente semanalmente mensalmente com outra frequência Fontes de informação Câmaras Drones Sensores Outros dispositivos de IoT Informação recolhida de terceiros através de canais interoperáveis Outra(s) b) Há análise de dados para tomada de decisão em tempo real, a partir de dados constantes de data governance board? Sim Não None c) Que domínios e áreas estão abrangidas? Mobilidade e trânsito Estacionamento Proteção e socorro Reporte de ocorrências Turismo e Cultura Outra(s) d) Em caso de resposta afirmativa à questão 80, a decisão assenta em uso de tecnologias de IA? Sim Não None 81. O governo local procede à recolha e análise de data (dados) para a escolha de políticas públicas? Sim Não None Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) Qual a natureza de data utilizada para a elaboração de políticas públicas: Dados diretamente recolhidos pelo Município None ouse dados indiretamente recolhidos pelo Município: Através de reutilização Através de canais interoperáveis Outro(s) b) Quais os domínios das políticas públicas desenvolvidas com base em data: Planeamento urbano Educação Espaços verdes Mobilidade Saúde Turismo e Cultura Outro(s) c) Em caso de resposta afirmativa à questão 81, a decisão assenta em uso de tecnologias de IA? Sim Não None V. GOVERNAÇÃO LOCAL INTELIGENTE E REDE None 82. O Município dispõe de um sistema de governação local inteligente em rede e de coinovação? Sim Não None 83. O Município promove iniciativas de desenvolvimento de parcerias voltadas para a inovação? Sim Não None Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) Com que atores? Universidades Centros de Investigação Empresas Estado Terceiro Setor Sociedade Civil Laboratórios Outro(s) b) A que nível? Nacional Europeu Internacional 84. O Município desenvolve projetos com financiamento externo? Sim Não None a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, de que tipo? Financiamento público (nacional) Financiamento público (europeu) Financiamento privado PRR ou Outro(s) SECÇÃO VI – TRANSPARÊNCIA GOVERNATIVA None W. PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA None 85. De que forma o Município procede à tramitação dos correspetivos procedimentos de contratação pública? E-mail Intranet Plataformas digitais Softwares Outra(s) 86. Qual a percentagem de ajustes diretos realizados pelo Município nos últimos 24 meses? None a) Via e-mail b) Através de plataforma c) No total? 87. Qual a percentagem de concursos públicos realizados pelo Município nos últimos 24 meses? None a) Via e-mail b) Através de plataforma c) No total 88. Qual a percentagem de concursos públicos internacionais realizados pelo Município nos últimos 24 meses? None a) Via e-mail b) Através de plataforma c) No total X. CONTRATAÇÃO DE PESSOAL None 89. De que forma é disponibilizada a informação relativa a contratação de pessoal, por parte do Município? Sítios na internet Plataformas digitais Redes sociais Jornais Diário da república E-mail Lugares de estilo Outra(s) 90. O Município disponibiliza outro tipo de documentos e arquivos administrativos online, em regime de acesso aberto? Sim Não None 91. O Município tem implementadas políticas de combate à corrupção? Sim Não None 92. De que forma são disponibilizadas informações relativas:a) à despesa pública local, por parte do Município? Jornais locais Sítio na internet Plataformas digitais Redes sociais Instrumentos de publicidade institucionais digitais Instrumentos de publicidade institucionais não digitais Outra(s) b) aos rendimentos dos titulares dos órgãos locais? Especifique:c) À receita e despesa dos serviços municipalizados? Especifique:d) À receita e despesa das empresas locais? Especifique:SECÇÃO VII – E-CIDADANIA None Y. DISPONIBILIZAÇÃO ONLINE DE INFORMAÇÕES ATINENTES À GOVERNAÇÃO LOCAL None 93. O Município disponibiliza online informações atinentes à governação local? Sim Não None a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, qual o tipo de informação disponibilizada? Atividades em geral do governo local Decisões do governo local Legislação municipal Outra(s) 94. Quais as modalidades de atendimento que o Município disponibiliza aos seus cidadãos? Balcões de atendimento Presenciais Virtuais Híbridos Quiosques de atendimento Presenciais Virtuais Híbridos Outra(s) 95. O Município dispõe de um portal de dados abertos, suscetível de ser acedido pelos cidadãos? Sim Não None 96. Em que áreas e domínios da governação local é possível a participação ativa dos cidadãos do Município? Audiência prévia e consulta pública no âmbito regulamentar Atividades recreativas e culturais Mobilidade Orçamento participativo Planeamento urbano Políticas públicas Outro(s) 97. Através de que meios o Município permite a e.participação dos cidadãos? E-mail Plataformas digitais Redes sociais Softwares Website Outro(s) 98. O Município disponibiliza pontos de acesso à internet de forma gratuita? Sim Não None Em caso de resposta afirmativa à questão anterior: a) Através de que meios? ChipsQuantos? Pacotes de dadosQual a velocidade e tamanho? HotspotsQuantos? Outros dispositivos de acesso None b) Com que alcance? Sede do concelho Noutros pontos da cidade que é sede do concelho Se em áreas determinadas da jurisdição concelhia, quais: Escolas Lares Centros de dia c) Qual a percentagem do concelho coberta? 99. A autarquia desenvolve iniciativas de inclusão digital? Sim Não None Com qual frequência? Ocasionalmente Frequentemente Raramente 1 vez None a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, que tipo de iniciativas são adotadas pela autarquia local? Disponibilização de computadores e outros dispositivos de acesso à internet. None ComputadoresQuantos? SmartphonesQuantos? TabletsQuantos? Outro(s) None 100. A autarquia promove iniciativas de capacitação e literacia digital dirigida para pessoas com vulnerabilidades? Idosos Mulheres Crianças Outro(s) 101. A autarquia promove iniciativas de literacia digital Através da divulgação de informações Programas e workshops Jornais Outro(s) 102. A autarquia desenvolve iniciativas de capacitação e literacia digital: Escolas Lares Centros de dia Espaços públicos Bibliotecas Espaços da sociedade civil Z. O MUNICÍPIO COMO CIDADE INTELIGENTE – NO QUADRO TEMPORAL DO MANDATO AGORA INICIADO: AUTOAVALIAÇÃO None Numa escala de 1 a 5 – onde 1 representa “discordo totalmente” e 5 representa “concordo totalmente” – indique o seu grau de concordância com as seguintes afirmações: None 103. O Município apresentar-se-á como uma smart city, do ponto de vista da promoção de políticas de sustentabilidade (sustaintability)? 1 2 3 4 5 None Justifique:104. Município apresentar-se-á como uma smart city, do ponto de vista da implementação de medidas que promovem o nível de qualidade de vida dos seus cidadãos (livability)? 1 2 3 4 5 None Justifique:105. Município apresentar-se-á como uma smart city, do ponto de vista da implementação de políticas que promovem o desenvolvimento da capacidade laboral dos cidadãos, musculando a produtividade local? (workability)? 1 2 3 4 5 None Justifique:Município apresentar-se-á como uma digital city, do ponto de vista da intensidade implementada de ICT? 1 2 3 4 5 None Justifique:107. O Município apresentar-se-á como uma digital city, do ponto de vista do e.government? 1 2 3 4 5 None Justifique:108. O Município apresentar-se-á como uma smart city, do ponto de vista da e.governance? 1 2 3 4 5 None Justifique: Time's upNavegação de artigosArtigo anteriorAnterior PARTE IV- CIBERSEGURANÇAArtigo seguinteSeguinte PARTE II – TECIDO SOCIAL: PESSOAS, TERCEIRO SETOR E EMPRESAS