Mar 23 2022 0 POR FAVOR, RESPONDA ÀS SEGUINTES QUESTÕES SECÇÃO I – SUSTENTABILIDADE A. O MUNICÍPIO COMO CIDADE INTELIGENTE - ATÉ MARÇO DE 2022: AUTOAVALIAÇÃO Numa escala de 1 a 5 – onde 1 representa “discordo totalmente” e 5 representa “concordo totalmente” – indique o seu grau de concordância com as seguintes afirmações: 1. O Município apresenta-se como uma smart city, do ponto de vista da promoção de políticas de sustentabilidade (sustaintability)? 1 2 3 4 5 2. O Município apresenta-se como uma smart city, do ponto de vista da implementação de medidas que promovem o nível de qualidade de vida dos seus cidadãos (livability)? 1 2 3 4 5 3. O Município apresenta-se como uma smart city, do ponto de vista da implementação de políticas que promovem o desenvolvimento da capacidade laboral dos cidadãos, musculando a produtividade local? (workability)? 1 2 3 4 5 4. O Município apresenta-se como uma digital city, do ponto de vista da intensidade implementada de ICT? 1 2 3 4 5 5. O Município apresenta-se como uma digital city, do ponto de vista do e.government? 1 2 3 4 5 6. O Município apresenta-se como uma smart city, do ponto de vista da e.governance? 1 2 3 4 5 B. PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE PREMIADAS 7. O Município já foi premiado por práticas de sustentabilidade? a) A nível nacional Sim Não b) A nível europeu Sim Não c) A nível internacional Sim Não C. POLÍTICAS DE SUSTENTABILIDADE 8. O Município possui iniciativas de promoção de economia circular? Sim Não 9. O Município desenvolve políticas e adota práticas que traduzam uma ponderação de decisões quanto a impactos climáticos? Sim Não 10. O Município promove estratégias locais de redução de emissão de CO2? Sim Não 11. O Município desenvolve políticas e adota práticas que visem a melhoria da qualidade ambiental, promovendo designadamente a utilização sustentável e eficiente de recursos naturais? Sim Não 12. O Município desenvolve e/ou promove iniciativas de economia colaborativa? Sim Não 13. O Município promove políticas de proteção de minorias e grupos vulneráveis voltadas para: a) Grupos economicamente vulneráveis? Sim Não b) Minorias Étnicas, culturais e linguísticas? Sim Não c) Idosos? Sim Não d) Imigrantes? Sim Não 14. O Município desenvolve iniciativas de promoção e uso de espaços verdes? Sim Não Em caso positivo, em quais áreas? Desporto Cultura e Lazer Outros 15. O Município dispõe de espaços verdes adequados, tendo em conta a dimensão do seu território? Sim Não 16. Os espaços verdes da cidade possuem equipamentos desportivos? Sim Não 16. O Município disponibiliza hortas urbanas comunitárias biológicas? Sim Não a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, as mesmas são devidamente aproveitadas? Sim Não 17. O Município desenvolve políticas que refletem a preocupação pela acessibilidade física aos serviços locais? Sim Não Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) A preocupação diz respeito à rapidez? Sim Não b) A preocupação diz respeito à eficiência no acesso? Sim Não 18. O Município desenvolve e implementa políticas energéticas, nomeadamente, nos domínios da: Produção de energia? Consumo de energia? Outros? 19. O Município desenvolve políticas de valorização de energias limpas e renováveis? Sim Não D. ADOÇÃO DE POLÍTICAS DE SUSTENTABILIDADE E TRANSFORMAÇÃO URBANA 20. O Município desenvolve iniciativas destinadas a promover a mobilidade verde, nomeadamente, através da disponibilização de meios de transporte para partilha comunitária? Sim Não a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, quais os meios oferecidos através dessas iniciativas? Bicicletas Trotinetas elétricas Outros 21. Há políticas de apoio direto à aquisição de meios de mobilidade verde? Sim Não 22. O Município desenvolve iniciativas no domínio da mobilidade-transportes? Sim Não a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, em que domínios? Transportes públicos coletivos Percentagem de implementação na circunscrição de todo o território do Município Percentagem de implementação no território da sede do concelho Ciclovias Percentagem de implementação na circunscrição de todo o território do Município Percentagem de implementação no território da sede do concelho Espaço pedonal Percentagem de implementação na circunscrição de todo o território do Município Percentagem de implementação no território da sede do concelho 23. O Município desenvolve iniciativas no domínio do estacionamento? Sim Não 24. A autarquia desenvolve iniciativas relativas à promoção de energias limpas? Sim Não 25. O Município desenvolve iniciativas de sustentabilidade relativas aos edifícios em conformidade com os princípios da construção verde/sustentável, nomeadamente, do ponto de vista da: a) Redução do consumo de recursos? Sim Não b) Reutilização e/ou reciclagem? Sim Não c) Absorção/redução de CO2? Sim Não d) Renovação? Sim Não e) Pureza na composição? Sim Não f) Baixa energia incorporada? Sim Não g) Origem local? Sim Não h) Durabilidade e/ou de baixa manutenção? Sim Não i) Inocuidade à saúde humana? Sim Não j) Certificação acreditada? Sim Não 27. O Município promove iniciativas de sustentabilidade relativas à iluminação pública e à conceção de um sistema ótico, considerando: a) A eficiência energética? Sim Não b) O uso de materiais de longa duração? Sim Não c) O uso de materiais reciclados? Sim Não d) O uso se materiais com baixa emissão de gases tóxicos? Sim Não e) O aproveitamento e a valorização da luz natural? Sim Não f) A renovação? Sim Não g) Outros aspetos? Sim Não 28. O Município promove iniciativas de sustentabilidade relativas à gestão de água, considerando: a) A reutilização de águas? Sim Não b) A redução de perdas de águas? Sim Não c) A monitorização hídrica (quantitativa e qualitativa) ? Sim Não d) A promoção da eficiência hídrica? Sim Não e) A promoção de formas inovadoras e participativas de gestão das águas? Sim Não f) Outros aspetos? Sim Não 29. O Município desenvolve iniciativas de sustentabilidade relativas a lixos e resíduos, considerando: a) A redução de lixos e resíduos? Sim Não b) A reciclagem de lixos e resíduos? Sim Não c) A reutilização de lixos e resíduos? Sim Não d) Outros aspetos? Sim Não E. SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO: ESTRUTURAS 30. O Município promove a implementação de iniciativas de sustentabilidade com inovação. Do ponto de vista das estruturas, apresenta experiências piloto (hubs): a) Distritos de inovação (Innovation Districts)? Sim Não b) Laboratórios vivos (Living Labs)? Sim Não c) Em coinovação? Sim Não 31. As experiências de inovação existentes são desenvolvidas em rede? Sim Não 32. As experiências de inovação são desenvolvidas em parceria com: Universidades: Centros de Investigação: Público-Privada? SECÇÃO II – TIC, SUSTENTABILIDADE E RESILIÊNCIA F. IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS INTELIGENTES 33. O Município dispõe de sistemas inteligentes no domínio da segurança? Sim Não 34. O Município dispõe de sistemas inteligentes no domínio da proteção e socorro? Sim Não a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, em que áreas? Pessoas Pessoas e coisas Incêndios urbanos Incêndios rurais Acidentes Outra(s) 35. O Município dispõe de sistemas inteligentes no domínio da mobilidade e trânsito? Sim Não Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) tais sistemas permitem monitorizar, em tempo real: Condições de trânsito Estacionamento público Cargas e descargas Lugares disponíveis de estacionamento pago Estacionamento indevido Circuito de transportes públicos Outras ocorrências b) esses sistemas fazem uso de tecnologias de IA? Sim Não 36. O Município dispõe de sistemas eletrónicos de pagamentos para a aquisição de bens e serviços? Sim Não a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, em que áreas? Estacionamento Transportes públicos Outra(s) 37. O Município dispõe de sistemas inteligentes no domínio da iluminação pública? Sim Não Percentagem de implementação: 38. O Município dispõe de sistemas inteligentes no domínio de gestão e monitorização de água? Sim Não a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, esses sistemas fazem uso de tecnologias de IA? Sim Não 39. O Município dispõe de sistemas inteligentes no domínio da recolha e gestão de resíduos? Sim Não 40. O Município dispõe de sistemas inteligentes com vista à monitorização da qualidade do ar? Sim Não 41. O Município dispõe de sistemas inteligentes nos domínios do Turismo e Cultura? Sim Não 42. O Município recorre a dispositivos de IOT (Internet of Things) para o desempenho das suas atribuições, nomeadamente: Sensores Câmaras Drones Outros dispositivos SECÇÃO III – GOVERNAÇÃO LOCAL E E-GOVERNMENT G. ESTRUTURA DE GOVERNO LOCAL E ORGANOGRAMA ESPECÍFICO 43. A estrutura do governo local espelha as prioridades atinentes à política de promoção da cidade inteligente? Sim Não 44. No que concerne à Câmara Municipal: a) A Presidência concentra as competências para a implementação da cidade inteligente? Sim Não b) Há distribuição de competências por pelouros? Sim Não c) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, quais as Competência(s) que se encontram delegadas? E em que pelouros? 45. Quanto aos serviços municipais: a) Existe uma estrutura criada para a implementação das cidades inteligentes? Sim Não b) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, qual a sua tipologia? Departamento Divisão Outra unidade orgânica 46. A estrutura do governo local espelha as prioridades atinentes à implementação da transição digital? Sim Não 47. Quanto à Câmara Municipal: a) A Presidência concentra as competências no domínio da transição digital? Sim Não b) Há distribuição de competências por pelouros? Sim Não c) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, quais as Competência(s) que se encontram delegadas? E em que pelouros? 48. Quanto aos serviços municipais: a) Existe uma estrutura criada para operacionalizar a transição digital? Sim Não b) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, qual a sua tipologia? Departamento Divisão Outra unidade orgânica H. FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CIDADES INTELIGENTES 49. Há programa(s) de formação e capacitação dos titulares dos órgãos locais para implementação da cidade inteligente? Sim Não 50. Há programa(s) de formação e capacitação de dirigentes para implementação da cidade inteligente? Sim Não 51. Há programa(s) de formação e capacitação dos trabalhadores para implementação da cidade inteligente? Sim Não I. FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA TRANSIÇÃO DIGITAL 52. O Município dispõe de programas de formação e capacitação dos titulares dos respetivos órgãos no domínio da transição digital? Sim Não 53. O Município dispõe de programas de formação e capacitação dos respetivos dirigentes no domínio da transição digital? Sim Não 54. O Município dispõe de programas de formação e capacitação dos respetivos trabalhadores no domínio da transição digital? Sim Não J. INFRAESTRUTURA DE TIC E ADMINISTRAÇÃO LOCAL AUTÁRQUICA 55. Qual o número aproximado de computadores em funcionamento nos serviços do Município? 56. Qual o número aproximado de computadores com acesso à internet disponíveis nos serviços do Município? 57. Qual o tipo de conexão à internet utilizada pelo Município? ADSL Fibra ótica Cabo Satélite Dial Modem Wireless Outra 58. Quais os meios de comunicação utilizados pelo Município, para efeitos de comunicação interna entre os seus diferentes órgãos e serviços? Meios não digitais Correio FAX Pessoal Telefone Outro(s) Meios digitais E-mail Internet Intranet Plataformas digitais Outra(s) 59. Quais os meios de comunicação utilizados pelo Município, para efeitos de tramitação interna de documentos? Meios não digitais Correio FAX Malote Poessoal Outro(s) Meios digitais E-mail Internet Intranet Plataformas digitais Outra(s) 60. Quais os meios de comunicação utilizados pelo Município, para efeitos de comunicação com serviços municipalizados e empresas locais? Meios não digitais Correio FAX Pessoal Telefone Outro(s) Meios digitais E-mail Internet Intranet Plataformas digitais Outra(s) 61. Quais os meios de comunicação utilizados pelo Município, para efeitos de comunicação com outras entidades da Administração Pública, nomeadamente: a) FreguesiasMeios não digitais Correio interno FAX Pessoal Telefone Outro(s) Meios digitais E-mail Internet Intranet Plataformas digitais Outro(s) b) Entidades supramunicipaisMeios não digitais Correio interno FAX Pessoal Telefone Outro(s) Meios digitais Meios digitais E-mail Internet Intranet Plataformas digitais Outro(s) c) Órgãos do Estado Meios não digitais Correio interno FAX Pessoal Telefone Outro(s) Meios digitais E-mail Internet Intranet Plataformas digitais Outro(s) d) CCDR-N Meios não digitais Correio interno FAX Pessoal Telefone Outro(s) Meios digitais E-mail Internet Intranet Plataformas digitais Outro(s) e) Outros atores relevantesMeios não digitais Correio Interno FAX Pessoal Telefone Outro(s) Meios digitais E-mail Internet Intranet Plataformas digitais Outro(s) M. FUNCIONAMENTO TELEMÁTICO DOS ÓRGÃOS E TELETRABALHO 62. Os órgãos do Município reúnem e deliberam através de meios telemáticos? Sim Não Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) De que forma? Regime exclusivamente telemático Regime híbrido b) Qual a percentagem de reuniões realizadas através destes meios nos últimos 24 meses? 63. Os trabalhadores do Município desenvolvem a sua atividade em regime de teletrabalho? Sim Não Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) De que forma? Regime total Regime híbrido b) Qual a percentagem de trabalhadores que desenvolveram a sua atividade em regime de teletrabalho nos últimos 24 meses? c) Qual a percentagem de trabalhadores que desenvolvem a sua atividade em regime de teletrabalho no presente momento? N. E.SERVIÇOS E COMUNICAÇÃO EXTERNA 64. Quais os meios de comunicação utilizados pelo Município, para efeitos de comunicação com o público em geral? Meios não digitais Correio interno FAX Pessoal/individual Telefone Media Telefone modelo call center Balcão Quiosque Sala aberta Centro de informação Outro(s) Meios digitais E-mail Internet Media Plataformas digitais Outro(s) 65. Quais os idiomas disponibilizados pelo Município, para efeitos de comunicação com o público em geral? Português Inglês Francês Outro(s) SECÇÃO IV – GOVERNAÇÃO LOCAL E E-GOVERNANCE O. SÍTIO NA INTERNET 66. O Município dispõe de um sítio na Internet? Sim Não Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) De que tipo? Informativo Interativo Ambos Generalista Específico Outro(s) b) Disponível em que idiomas? Português Inglês Francês Outro(s) P. E-PROCEDIMENTALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA LOCAL 67. O Município dispõe de plataformas digitais interativas próprias, que ofereçam serviços online? Sim Não Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) Tais plataformas encontram-se disponíveis e adaptadas para dispositivos móveis (v.g., através de aplicações móveis)? Sim Não b) A utilização dessas plataformas depende da utilização de formulários normalizados? Sim Não c) Em caso de resposta afirmativa à última alínea, quais os formatos em que podem ser carregados esses formulários? DOC PDF EPS JPEG PNG PSD,CDR e AI PPT TXT Outro(s) 68. O Município dispõe de uma plataforma digital única com multifuncionalidades? Sim Não Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) Quais são os domínios específicos abrangidos pela plataforma? Urbanismo Cultura Mobilidade Ocorrências em geral Trânsito Turismo Comércio local Outro(s) b) Quais os idiomas em que a mesma é disponibilizada? Português Inglês Francês Outro(s) 69. O Município dispõe de plataformas específicas? Sim Não Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) Quais são os domínios específicos abrangidos por cada plataforma? Urbanismo Cultura Mobilidade Ocorrências em geral Trânsito Turismo Comércio local Outro(s) b) Quais os idiomas em que as mesmas são disponibilizadas? Português Inglês Francês Outro(s) 70. Criação e desenvolvimento da plataforma:a) A plataforma foi criada e desenvolvida pelo próprio Município? Sim Não b) A plataforma foi desenvolvida por terceiros? Sim Não c) A plataforma foi criada com o envolvimento de startups? Sim Não d) A plataforma foi criada por empresas de comunicação Sim Não As empresas de comunicação envolvidas são: de âmbito local de âmbito nacional multinacional Outra 71. O Município encontra-se presente nas redes sociais? Se sim, em quais? Facebook Instagram Twitter YouTube TikTok Outra(s) Q. PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS DIGITALIZADOS LOCAIS EM OUTRAS PLATAFORMAS PÚBLICAS 72. Os serviços do Município fazem uso de procedimentos digitalizados em plataformas oferecidas por outras entidades públicas? Sim Não a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, em que domínios? Contratação pública Urbanismo Sancionatório Social Outro(s) R. SÍTIO NA INTERNET ADAPTADO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS OU DESENHADOS EM VERSÃO MOBILE 73. O sítio na internet do Município dispõe de uma versão adaptada para smartphones e outros dispositivos móveis? Sim Não a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, quais as funcionalidades disponibilizadas pelo mesmo? Obtenção de informações Acesso a serviços locais Obtenção de autorizações e licenças Obtenção de outras decisões Realização de pagamentos Submissão de pedidos em geral Submissão de documentos Comunicação de informações Outra(s) S. TRAMITAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARCIALMENTE DESMATERIALIZADOS 74. Nos serviços locais procede-se à tramitação de procedimentos de forma parcialmente desmaterializada? Sim Não a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, através de que combinação? E-mail e meios não digitais Plataforma digital e meios não digitais Outras combinações T. PROCEDIMENTOS DIGITALIZADOS DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL COM INTERAÇÃO 75. Quais dos seguintes procedimentos digitalizados do Município são disponibilizados de modo interativo? Submisão de requerimentos Submissão de pedidos ou reclamações Submissão de documentos Acesso a informações Acesso a documentos e arquivos Emissão de certidões Emissão de declarações Outro(s) 76. Os procedimentos digitalizados do Município dependem da submissão de formulários normalizados online? Sim Não SECÇÃO V – GOVERNAÇÃO INTELIGENTE U. MODELO DIKW (DATA-INFORMATION-KNOWLEDGE-WISDOM) 77. A tomada de decisões pelo Município assenta no modelo DIKW? Sim Não Especifique a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, em alguns dos patamares, data, information, knowledge and wisdom, existe aplicação de tecnologias de IA? Sim Não 78. Existe um back end data base system, com repositorium e centralização de data (big data local)? Sim Não Especifique 79. O acesso a big data local se restrito o é: ao executivo camarário Presidente Vereador(es) dirigente máximo dos serviços afetos trabalhadores outros O acesso a big data local é aberto? Sim Não 80. O Município dispõe de um data governance board (sala de controle)? Sim Não Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) Qual a sua configuração?Número de agentes 1-5 mais de 5 Perfil dos agentes Sala multidisciplinar Informáticos Juristas sem perfil Agentes com poderes de decisão Agentes com tarefas executivas Estrutura material e meios disponíveis Computadores Smartphones Écrans Outro(s) Natureza e funcionalidade Registo e arquivo de informação Registo e análise de informação Atualidade da informação Informação atualizada: em tempo real diariamente semanalmente mensalmente com outra frequência Fontes de informação Câmaras Drones Sensores Outros dispositivos de IoT Informação recolhida de terceiros através de canais interoperáveis Outra(s) b) Há análise de dados para tomada de decisão em tempo real, a partir de dados constantes de data governance board? Sim Não c) Que domínios e áreas estão abrangidas? Mobilidade e trânsito Estacionamento Proteção e socorro Reporte de ocorrências Turismo e Cultura Outra(s) d) Em caso de resposta afirmativa à questão 80, a decisão assenta em uso de tecnologias de IA? Sim Não 81. O governo local procede à recolha e análise de data (dados) para a escolha de políticas públicas? Sim Não Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) Qual a natureza de data utilizada para a elaboração de políticas públicas: Dados diretamente recolhidos pelo Município ouse dados indiretamente recolhidos pelo Município: Através de reutilização Através de canais interoperáveis Outro(s) b) Quais os domínios das políticas públicas desenvolvidas com base em data: Planeamento urbano Educação Espaços verdes Mobilidade Saúde Turismo e Cultura Outro(s) c) Em caso de resposta afirmativa à questão 81, a decisão assenta em uso de tecnologias de IA? Sim Não V. GOVERNAÇÃO LOCAL INTELIGENTE E REDE 82. O Município dispõe de um sistema de governação local inteligente em rede e de coinovação? Sim Não 83. O Município promove iniciativas de desenvolvimento de parcerias voltadas para a inovação? Sim Não Em caso de resposta afirmativa à questão anterior:a) Com que atores? Universidades Centros de Investigação Empresas Estado Terceiro Setor Sociedade Civil Laboratórios Outro(s) b) A que nível? Nacional Europeu Internacional 84. O Município desenvolve projetos com financiamento externo? Sim Não a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, de que tipo? Financiamento público (nacional) Financiamento público (europeu) Financiamento privado PRR ou Outro(s) SECÇÃO VI – TRANSPARÊNCIA GOVERNATIVA W. PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA 85. De que forma o Município procede à tramitação dos correspetivos procedimentos de contratação pública? E-mail Intranet Plataformas digitais Softwares Outra(s) 86. Qual a percentagem de ajustes diretos realizados pelo Município nos últimos 24 meses? a) Via e-mail b) Através de plataforma c) No total? 87. Qual a percentagem de concursos públicos realizados pelo Município nos últimos 24 meses? a) Via e-mail b) Através de plataforma c) No total 88. Qual a percentagem de concursos públicos internacionais realizados pelo Município nos últimos 24 meses? a) Via e-mail b) Através de plataforma c) No total X. CONTRATAÇÃO DE PESSOAL 89. De que forma é disponibilizada a informação relativa a contratação de pessoal, por parte do Município? Sítios na internet Plataformas digitais Redes sociais Jornais Diário da república E-mail Lugares de estilo Outra(s) 90. O Município disponibiliza outro tipo de documentos e arquivos administrativos online, em regime de acesso aberto? Sim Não 91. O Município tem implementadas políticas de combate à corrupção? Sim Não 92. De que forma são disponibilizadas informações relativas:a) à despesa pública local, por parte do Município? Jornais locais Sítio na internet Plataformas digitais Redes sociais Instrumentos de publicidade institucionais digitais Instrumentos de publicidade institucionais não digitais Outra(s) b) aos rendimentos dos titulares dos órgãos locais? Especifique: c) À receita e despesa dos serviços municipalizados? Especifique: d) À receita e despesa das empresas locais? Especifique: SECÇÃO VII – E-CIDADANIA Y. DISPONIBILIZAÇÃO ONLINE DE INFORMAÇÕES ATINENTES À GOVERNAÇÃO LOCAL 93. O Município disponibiliza online informações atinentes à governação local? Sim Não a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, qual o tipo de informação disponibilizada? Atividades em geral do governo local Decisões do governo local Legislação municipal Outra(s) 94. Quais as modalidades de atendimento que o Município disponibiliza aos seus cidadãos? Balcões de atendimento Presenciais Virtuais Híbridos Quiosques de atendimento Presenciais Virtuais Híbridos Outra(s) 95. O Município dispõe de um portal de dados abertos, suscetível de ser acedido pelos cidadãos? Sim Não 96. Em que áreas e domínios da governação local é possível a participação ativa dos cidadãos do Município? Audiência prévia e consulta pública no âmbito regulamentar Atividades recreativas e culturais Mobilidade Orçamento participativo Planeamento urbano Políticas públicas Outro(s) 97. Através de que meios o Município permite a e.participação dos cidadãos? E-mail Plataformas digitais Redes sociais Softwares Website Outro(s) 98. O Município disponibiliza pontos de acesso à internet de forma gratuita? Sim Não Em caso de resposta afirmativa à questão anterior: a) Através de que meios? ChipsQuantos? Pacotes de dadosQual a velocidade e tamanho? HotspotsQuantos? Outros dispositivos de acesso b) Com que alcance? Sede do concelho Noutros pontos da cidade que é sede do concelho Se em áreas determinadas da jurisdição concelhia, quais: Escolas Lares Centros de dia c) Qual a percentagem do concelho coberta? 99. A autarquia desenvolve iniciativas de inclusão digital? Sim Não Com qual frequência? Ocasionalmente Frequentemente Raramente 1 vez a) Em caso de resposta afirmativa à questão anterior, que tipo de iniciativas são adotadas pela autarquia local? Disponibilização de computadores e outros dispositivos de acesso à internet. ComputadoresQuantos? SmartphonesQuantos? TabletsQuantos? Outro(s) 100. A autarquia promove iniciativas de capacitação e literacia digital dirigida para pessoas com vulnerabilidades? Idosos Mulheres Crianças Outro(s) 101. A autarquia promove iniciativas de literacia digital Através da divulgação de informações Programas e workshops Jornais Outro(s) 102. A autarquia desenvolve iniciativas de capacitação e literacia digital: Escolas Lares Centros de dia Espaços públicos Bibliotecas Espaços da sociedade civil Z. O MUNICÍPIO COMO CIDADE INTELIGENTE – NO QUADRO TEMPORAL DO MANDATO AGORA INICIADO: AUTOAVALIAÇÃO Numa escala de 1 a 5 – onde 1 representa “discordo totalmente” e 5 representa “concordo totalmente” – indique o seu grau de concordância com as seguintes afirmações: 103. O Município apresentar-se-á como uma smart city, do ponto de vista da promoção de políticas de sustentabilidade (sustaintability)? 1 2 3 4 5 Justifique: 104. Município apresentar-se-á como uma smart city, do ponto de vista da implementação de medidas que promovem o nível de qualidade de vida dos seus cidadãos (livability)? 1 2 3 4 5 Justifique: 105. Município apresentar-se-á como uma smart city, do ponto de vista da implementação de políticas que promovem o desenvolvimento da capacidade laboral dos cidadãos, musculando a produtividade local? (workability)? 1 2 3 4 5 Justifique: Município apresentar-se-á como uma digital city, do ponto de vista da intensidade implementada de ICT? 1 2 3 4 5 Justifique: 107. O Município apresentar-se-á como uma digital city, do ponto de vista do e.government? 1 2 3 4 5 Justifique: 108. O Município apresentar-se-á como uma smart city, do ponto de vista da e.governance? 1 2 3 4 5 Justifique: Time's up Navegação de artigos Artigo anteriorAnterior PARTE IV- CIBERSEGURANÇAArtigo seguinteSeguinte PARTE II – TECIDO SOCIAL: PESSOAS, TERCEIRO SETOR E EMPRESAS